Avante e Para Cima, Caminho para o Sucesso, Homem Caminhando em uma Seta, Crescimento e Sucesso na Carreira, Renderização 3D

Muitas pessoas que buscam um programa voltado à carreira, não querem somente mudar de empresa, conseguir cargos mais altos e com maiores salários, mas, diversas vezes, o desafio é outro, é mudar a área de atuação.

Transição de Carreira é quando um profissional decide, por algum motivo, mudar sua área de atuação. Exemplo, uma pessoa que sempre trabalhou em RH decide que quer trabalhar em Vendas, ou, um caso real que eu tenho no momento, uma pessoa de Compras decide que quer trabalhar na área Comercial.

Essa mudança é bastante desafiadora, mas não é impossível. Como ponto inicial, para evitar frustrações e expectativas excessivamente altas, eu sempre recomendo que não pautemos o plano de transição com base em exceções, naquelas pessoas que mudaram de empresa, de área, de setor, tiveram aumento de salário e foram bem-sucedidas, de uma vez só, em todas as facetas que esse processo envolve. Foi uma grande conquista, certamente, mas minha orientação é de sempre sermos mais conservadores nesse sentido. A exceção não pode se tornar regra e temos que entender que isso que aconteceu com essa pessoa, é um caso mais raro na transição de carreira.

Sendo assim, se o seu grande objetivo é mudar de área de atuação e você está atualmente trabalhando em uma empresa, o primeiro passo é checar se nessa empesa existe a possibilidade de movimentação horizontal, ou seja, você permanece no mesmo nível hierárquico, mas vai para uma outra área e função, sem aumento salarial, necessariamente. Tenho inúmeros casos bem-sucedidos desse tipo de transição de carreira e considero ser o formato mais natural, mas, nem por isso, mais fácil. Você deve se preparar, verificando todos os requisitos técnicos exigidos por essa nova área e correr atrás de todos eles, afinal, de nada adianta ter vaga, se você não estiver pronto para ela.

Nos casos em que as pessoas não estão trabalhando, ou se não existe possibilidade de movimentação horizontal nas empresas em que trabalham, minha recomendação é que sempre busquemos áreas análogas à que a pessoa trabalha. Ou seja, quais são os setores que prestam serviço para a área que você trabalha? Será que é possível compreender melhor a atividade desses profissionais, para verificar se essa não é uma opção? De repente, até migrar para essa empresa prestadora de serviço? Também é um modelo que tenho alguns casos, não tantos como no anterior.

Agora o modelo mais complexo, é quando a mudança é radical. Conheço uma pessoa que é graduada em Arquitetura & Urbanismo, trabalhou um tempo nessa área, não gostou, e resolveu estudar Gestão de Projetos para mudar de área. No início, foi puxado, ela precisou aceitar salários bem mais baixos, de início de carreira, uma vez que entendia que sua bagagem na arquitetura muito pouco contribuía para esse novo desafio, mas foi indo. Hoje, a vejo como uma pessoa muito bem-sucedida, em uma das big 4 no mercado de auditoria e consultoria, e ela me diz que se encontrou profissionalmente. É um caso mais raro, mas veja, acontece.

Sendo assim, o primeiro passo para você fazer a mudança de área de atuação é avaliar:

  • Eu já tenho a área definida na minha cabeça, ou simplesmente quero sair da área em que estou?
  • Existe possibilidade de movimentação horizontal na minha atual empresa?
  • Quais as zonas análogas à minha área de atuação atual, para as quais eu possa migrar sem um impacto tão grande?
  • Quais cursos devo fazer para me preparar para essa mudança de carreira?
  • Com quais pessoas posso falar para me darem dicas, orientações e me ajudarem a criar minhas conexões na área de interesse?

Tendo definido qual seu objetivo, se preparando para ele, fazendo um bom planejamento e aceitando os bônus e os ônus que virão com essa transição, tudo dará certo. Basta dar o primeiro e corajoso passo e arregaçar as mangas!

 

Saiba mais sobre como posso ajudar você!

Aline Gobbi

Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 140 artigos publicados.

Contatos:

→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem

→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *