Conceito de Liderança com Barcos de Papel. Conjunto de barcos de origami coloridos sobre um fundo azul. Competição de negócios, conceito de liderança com um barco de papel amarelo liderando entre barcos brancos.

Quem aí já fez um treinamento para desenvolvimento de lideranças?

Esses treinamentos costumam ser ótimos, cheios de conteúdo para o líder (novo ou já experiente) saber como contratar, como desenvolver, como demitir. Quais os tipos de liderança e com qual você se identifica mais? Quais as técnicas de feedback? Como identificar o perfil de cada liderado e conseguir ser mais assertivo na obtenção de resultados? Como criar uma equipe de alta performance? Como gerenciar conflitos? Como gerenciar o tempo?

Todos esses temas acima são facilmente encontrados nos cursos de liderança. Mas o que não encontramos, e que eu sempre senti falta, é um treinamento que nos fale sobre QUEM SER enquanto líder?

Aprendemos nesses cursos que o líder deve “liderar pelo exemplo”, ou seja, refletir, em suas atitudes, o que quer ver na equipe. Mas, e como ser enquanto SER HUMANO?

Um líder que tem ótimos resultados, mas que fala mal dos outros, é um bom líder?

Um líder que alcança suas metas coletivas e individuais, mas faz isso passando por cima de outras pessoas, está dando um bom exemplo de liderança?

Uma líder que acha que sabe tudo e não ouve a equipe, é uma boa líder?

Uma líder que evita transparência, que não consegue dar notícias difíceis, é uma boa líder?

Um líder que não consegue se conter e grita com a equipe, é um bom líder?

Certamente sua resposta foi “não” para as perguntas acima.

Para mim, liderança não é só COMO agir, COMO fazer, COMO ensinar e COMO desenvolver, mas também QUEM está por trás de tudo isso.

O líder de verdade, independentemente do cargo que ocupe, é aquela pessoa que tem valores pessoais muito enraizados e que não vai se vender para a empresa, se ela for contrária a seus valores. O líder de verdade é aquele que tem empatia, enxerga a pessoa que está lá atrás dos números, atrás dos resultados. É uma pessoa que tem interesse genuíno em conhecer sua equipe, em gerar conexão com as pessoas, em saber sobre a família, a viagem, os planos e sonhos das pessoas da sua equipe.

Se a equipe não admira aquele líder, ele já falhou, não adianta obter os melhores resultados se não inspira confiança nas pessoas. Ele está sendo um “chefe”, um “gestor”, mas não um líder.

Para ser um líder, muito mais do que entender o que e quando fazer, é preciso enxergar o outro como ele é, conseguir parar para olhar de verdade para os problemas e inspirar as pessoas a darem seu melhor, todos os dias, para obterem o resultado desejado.

“Chefes são aqueles que acham que sabem alguma coisa. Líderes são aqueles que sabem que não sabem.”

Simon Sinek

 

Saiba mais sobre como posso ajudar você!

Aline Gobbi

Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 154 artigos publicados.

Contatos:

→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem

→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *