Você já ouviu falar em um britânico chamado George Boole? Boole foi um matemático e filósofo que viveu entre os anos 1815 e 1864.
Você deve estar pensando: “Tá, mas, e daí?”
Boole foi o criador de um sistema de álgebra chamado “álgebra booleana”, que foi fundamental para o desenvolvimento da computação e das linguagens de programação de hoje.
Continua sem entender, né?
Pois então saiba que, Graças ao Boole, hoje temos algo chamado “Busca Booleana”, que pode te ajudar muito nas suas pesquisas na internet, inclusive no LinkedIn!
Se você está em busca de um emprego, de prospectar clientes, de encontrar candidatos para a sua empresa… enfim, seja o que você precisar buscar no LinkedIn, essa forma de busca pode te ajudar a chegar mais rápido no seu objetivo final.
Se você ainda não conhece, leia esse artigo até o final e eu te garanto que você não vai se arrepender!
Aqui estão algumas formas de utilizar a lógica booleana e elaborar melhor suas pesquisas (encontrando de forma mais rápida os resultados que você espera):
Pesquisas com aspas: para pesquisar um termo ou palavra exatos, ou se o que você quiser buscar for composto por mais de uma palavra, como “Diretor de RH”, por exemplo, coloque a frase entre aspas (“…”). E, se a pesquisa for no LinkedIn, precisa ser desse jeitinho que eu coloquei aqui, entre aspas retas, pois o LinkedIn não aceita outro tipo de aspas (outros sites de busca podem aceitar aquelas curvas, por exemplo, mas no LinkedIn não é o caso).
Pesquisas com NOT: digite a palavra NOT (em letras maiúsculas) imediatamente antes de um termo de pesquisa para excluí-lo dos resultados da pesquisa. Por exemplo: “diretor NOT gerente”.
Pesquisas com OR: digite a palavra OR (maiúsculas) para ver resultados que incluam um ou mais itens de uma lista, ou seja, para ampliar os resultados da pesquisa. Por exemplo, “recursos humanos OR departamento pessoal OR administração”.
Pesquisas com AND: digite a palavra AND (maiúsculas) para ver resultados que incluam todos os itens de uma lista. Por exemplo, “psicologia AND administração AND recursos humanos”.
Pesquisas com parênteses – Para fazer uma pesquisa complexa, pode-se combinar termos entre parênteses. Por exemplo, para encontrar uma pessoa que possua “RH” no perfil, mas excluir “assistente de RH” ou “superintendente de RH”, insira VP NOT (assistente OR superintendente).
Você já sabia disso tudo?
Na semana passada, em uma conversa com um cliente que estava buscando candidatos para sua empresa, apresentei para ele a busca booleana e em minutos ele encontrou o que levaria horas para encontrar sem essa técnica.
Espero que te ajude por aí também!
Saiba mais sobre como posso ajudar você!
Aline Gobbi
Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 168 artigos publicados.
Contatos:
→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem
→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/