Se você me acompanha por aqui, sabe que eu tenho trazido informações relevantes sobre o SSI (Social Selling Index) do LinkedIn, para te ajudar a fortalecer o seu perfil e, assim, ter um perfil “ímã de recrutadores”, “super encontrável”, ou, em outras palavras, um perfil forte que atue a seu favor.
Se ainda não sabe como está o seu SSI, entre no link a seguir e descubra: www.linkedin.com/sales/ssi.
Hoje eu venho apresentar para você em mais detalhes o quarto e último componente do SSI do LinkedIn, “Criar Relacionamentos” (a barrinha azul).
Esse é o componente mais fácil de aumentar, então, eu sempre sugiro as pessoas a começarem por ele. Se você acabou de entrar no seu SSI e descobrir que sua nota está baixa, saiba que todas as barrinhas vão do 0 ao 25 e é muito fácil fazer com que essa chegue no 25, então, basta colocar a mão na massa e trabalhar com o LinkedIn para a finalidade dele.
O LinkedIn é uma ferramenta de networking, contatos, relacionamentos, ponto. Não é estranho você fazer conexões com pessoas que nunca viu na vida, ou comentar publicações de conexões de conexões suas… é-p-a-r-a-i-s-s-o-q-u-e-o-L-i-n-k-e-d-I-n-e-x-i-s-t-e.
Vencendo essa sua primeira resistência (tão tão comum!), vamos para a mão na massa. Como o próprio nome diz, para aumentar o seu “Criar Relacionamentos” você precisa criar, nutrir e cultivar os relacionamentos que fizer no LinkedIn.
Eu costumo orientar as pessoas que estão em busca de um novo emprego, a criarem relacionamentos, conexões, com pessoas que sejam da área e, preferencialmente, das empresas de interesse. (Se você está no LinkedIn não para arrumar um emprego, mas para conseguir clientes para o seu negócio, estreite seu relacionamento com o foco em potenciais clientes.)
Então, aproveite as conexões que faltam para você chegar ao limite de 30.000 do LinkedIn e adicione pessoas relevantes para o seu objetivo com a ferramenta. Quando elas te aceitarem, mande uma mensagem se apresentando (não envie o CV, pelo amor de Deus!) e se colocando à disposição para trocas de experiências, ideias e informações. Assim que você se conectar com essas pessoas, elas passarão a aparecer no seu feed, através das publicações que fizerem, comentários nas publicações de outras pessoas e etc. Interaja com essas publicações, entre em debates, se engaje em assuntos de seu interesse. ISSO é criar relacionamentos e esses relacionamentos podem ser muito úteis para você no curto prazo.
Outra forma fácil de criar os relacionamentos são as próprias sugestões dadas pelo LinkedIn. Quando você clicar no sininho de “Notificações”, verá que o LinkedIn sugere que você envie mensagens parabenizando pessoas pelo seu aniversário, promoção, novo emprego ou novos estudos. Aproveite essa oportunidade que o LinkedIn está colocando nas suas mãos e mande mensagens parabenizando essas pessoas.
Parece óbvio, mas sempre vale a pena falar: responder os comentários e mensagens que as pessoas enviarem para você também é uma forma eficaz de nutrir relacionamentos e, assim, melhorar o seu SSI. (Nada de deixar as pessoas “no vácuo”!)
Se joga, meu filho!
Chega de medo do LinkedIn.
Você tem medo de postar foto no Instagram? Então também não tenha medo de se relacionar no LinkedIn!
Saiba mais sobre como posso ajudar você!
Aline Gobbi
Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | Ajudo Empresas a posicionarem seus Executivos de forma estratégica e maximizar seus resultados | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 180 artigos publicados.
Contatos:
→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem
→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/