Estratégias para manter o foco no trabalho em dias difíceis
Seja você um mecânico, contador, trabalhador de varejo ou engenheiro, todo trabalho exige um certo nível de foco. Infelizmente, manter um nível consistente de foco na sua vida profissional pode ser mais fácil de dizer do que fazer.
Mesmo que você ame o que faz, haverá dias em que estará mais distraído ou fatigado do que o normal. Quando isso acontece, é fácil perder a concentração e esquecer o que você deveria estar fazendo.
Aprender como aumentar seu foco no local de trabalho é uma boa maneira de não apenas aumentar sua produtividade, mas também melhorar suas chances de impressionar seu empregador.
Aqui estão algumas dicas rápidas para ajudar você a voltar ao “modo foco”.
Encontre Seu Fluxo
O foco começa com a mentalidade certa. Antes de culpar sua falta de produtividade por distrações ou fatores externos, pergunte a si mesmo se sua mente realmente está no lugar certo.
Se você está em um estado de “fluxo”, deve se sentir poderoso, engajado e informado. Você conseguirá executar tarefas facilmente e alcançar seu desempenho máximo.
Se você não se sente assim com frequência, talvez precise aprimorar suas habilidades de concentração.
Para entrar mais frequentemente no “fluxo”, tente se empolgar com a tarefa em questão. Gere um nível de interesse no que está fazendo, mesmo que isso signifique apenas ler o resumo do seu trabalho algumas vezes antes de começar.
Algumas pessoas acham que definir um prazo para seu trabalho lhes dá um senso de urgência que torna o “fluxo” mais fácil de alcançar.
Planeje com Antecedência (Cuidadosamente)
Falhar em planejar é planejar falhar. Um plano sólido para como você vai abordar suas tarefas a cada dia pode torná-lo muito mais produtivo e eficiente.
Todos os dias, antes de começar a trabalhar nas tarefas, escreva as três coisas mais importantes que você precisa realizar antes de terminar. Depois, decida quando vai abordar essas tarefas.
Algumas pessoas acham mais fácil começar abordando as partes mais desafiadoras de sua lista de afazeres imediatamente. Outras criam planos de trabalho por hora que lhes permitem aproveitar ao máximo seus momentos mais produtivos.
De qualquer forma, você deve acabar com uma lista de tarefas estruturada que o guie através de tudo o que precisa fazer, passo a passo.
Defina Prazos
Algumas tarefas já terão prazos associados a elas. Estas são provavelmente as que você precisará focar primeiro, antes de realizar qualquer outra coisa. Quando as tarefas têm prazos, elas parecem mais urgentes e temos menos probabilidade de procrastinar.
Quando se trata de tarefas que não precisam ser concluídas em um horário ou data específicos, nada impede você de estabelecer seus próprios prazos.
Decidir quando certas tarefas devem ser concluídas tornará mais fácil alcançar um estado de fluxo e priorizar sua lista. Além disso, prazos rígidos impedem você de passar muito tempo em uma tarefa e ignorar outras.
Organize-se
Organizar-se não é apenas criar uma lista eficaz de tarefas. É comum muitas pessoas passarem seus dias de trabalho cercadas por desordem. Quanto mais desorganizado seu espaço de trabalho, mais desorganizada sua mente e seus processos de pensamento se tornam.
De vez em quando, analise seu espaço de trabalho e determine se você está em um ambiente que apoia o foco e a clareza. Se não, reserve um tempo para arrumar.
Organize sua mesa, remova qualquer bagunça extra que possa distrair seus sentidos e redefina seu ambiente. Você pode até usar essa oportunidade para remover qualquer coisa que possa ser uma distração, como seu telefone, do seu espaço de trabalho.
Divida Tarefas Difíceis
Seu cérebro só consegue se concentrar em uma única tarefa por um tempo limitado antes de naturalmente começar a perder interesse.
Se você se cansa de uma tarefa, é menos provável que dê a ela sua total concentração. Com isso em mente, vale a pena dividir algumas de suas maiores tarefas em pedaços mais gerenciáveis.
Por exemplo, se você está trabalhando em um projeto que vai levar 6 horas, divida-o em 6 pedaços de uma hora.
Você pode fazer cada parte da tarefa uma após a outra, com intervalos entre elas. Ou pode espalhá-las por vários dias, dependendo do seu estilo de trabalho. No final de cada tarefa, tire um momento para celebrar o quanto você avançou.
Elimine Distrações Desnecessárias
Finalmente, identifique as coisas que estão drenando seu foco e livre-se delas. Desative suas notificações de e-mail e mensagens quando precisar se concentrar em uma tarefa. Você sempre pode verificar seus e-mails quando terminar a primeira parte da tarefa.
Também vale a pena procurar maneiras de bloquear o excesso de ruído – especialmente se você estiver trabalhando em um ambiente movimentado. Fones de ouvido com cancelamento de ruído podem ajudar você a se manter mais focado por períodos mais longos. Você também pode investir em um par de tampões de ouvido.
Siga as 6 dicas acima, e você estará no caminho para uma vida profissional mais focada em pouco tempo.
Meu nome é Aline Gobbi, sou Psicóloga com especialização em PNL e Administração de Empresas e MBA em Recursos Humanos. Há mais de 15 anos atuo na liderança estratégica da área de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais e, mais recentemente, como Consultora de Carreira e Recolocação, para pessoas que gostariam de experimentar novos ares no mercado de trabalho. Trago nessa coluna, insights importantes sobre Trabalho, Currículo, LinkedIn, Liderança e Carreira, para quem tem interesse em se desenvolver ou em se reposicionar no mercado de trabalho, assim como curiosidades para quem quer estar por dentro das tendências em RH.
Siga também meu LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e meu instagram @fala.comorh para mais conteúdos sobre Carreira & RH.