Independentemente da intensidade ou do impacto emocional dos eventos adversos que acontecem em nossa vida, todos nós somos afetados negativamente. Você pode dizer: “Sim, mas ninguém perdeu a vida, você tem sua saúde, tudo isso vai passar.” Felizmente, isso é verdade, mas o estresse vindo de todas as direções pode ser difícil de lidar com elegância. Nessas situações, precisamos entrar em campo como nossos próprios treinadores e motivadores. Aqui estão algumas ideias para desenvolver suas habilidades de auto-liderança para gerenciar “situações difíceis”:
Leve-se para uma caminhada
Para mim, movimento é remédio. Se eu conseguir caminhar durante uma situação estressante, tenho a capacidade de organizar meus pensamentos. Quando nos movemos, hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, são liberados em nosso sistema. Há uma montanha de evidências ligando o exercício ao gerenciamento do estresse. Quando os dias ruins chegarem, comece a se mexer.
Melhore sua linguagem interna
Uma revisão de pesquisas no Journal of Personality and Social Psychology examinou a eficácia do “diálogo interno distanciado.” Por exemplo, eu posso dizer a mim mesmo “você pode fazer isso” ou “Aline, você pode fazer isso” em vez de diálogo interno na primeira pessoa (“eu posso fazer isso”). Os resultados da pesquisa mostraram que até pequenas mudanças na linguagem que as pessoas usam para se referir a si mesmas podem influenciar positivamente sua capacidade de gerenciar seus pensamentos, sentimentos e emoções sob estresse.
Aja no que importa primeiro
Se um evento adverso requer ação, isso quase parece terapêutico. Você sente que pode fazer algo sobre a situação. Se você é uma pessoa orientada para a ação, entre de cabeça e use uma carga pesada de diálogo interno positivo. Imagine que você é o treinador vendo a si mesmo na pista, na piscina, na montanha, enfrentando a adversidade. Enquanto estiver agindo, esteja também à margem, encorajando e apoiando a si mesmo durante o desafio.
Escreva
Escrever ajuda a expressar nossas emoções. A autorreflexão pode ajudar a identificar padrões no que evoca nossas emoções ou desencadeia nosso estresse. Escrever pode ser uma atividade muito privada que promove a atenção plena e a autoconsciência. Não funciona para todos, mas, se funcionar para você, pegue sua caneta e papel ou mesmo use a seção de notas do seu telefone.
Faça a si mesmo algumas perguntas chave
Eu pratiquei isso pessoalmente e acho útil. “Você está exagerando?” “Quanto disso está sob seu controle?” “Vale a pena sua energia?” “Você está catastrofizando?” “Isso importará em um ano?” Parte do seu diálogo interno envolve tais perguntas e a priorização de sua energia e foco.
Procure sua rede de apoio
Não sei quanto a você, mas tenho algumas pessoas na minha vida que podem rapidamente me acalmar — eu as procuro com frequência! Se você processa melhor falando sobre as coisas e precisa da sua ‘tribo,’ certifique-se de estar lá para eles quando eles precisarem de você.
Cuide de você
Quando você está enfrentando um cenário desafiador, reserve um minuto para refletir sobre a energia e a emoção de que você precisa para ter o melhor desempenho, com base em experiências passadas. Você precisa estar longe de todas as distrações para se concentrar? Você precisa estar calmo e centrado, ou prefere estar energizado ou até mesmo sentir-se nervoso para pensar com clareza? Respiração profunda e meditação funcionam? Música calmante é benéfica? Uma caminhada, uma xícara de chá ou uma massagem ajudariam você a se sentir melhor? Esteja ciente de suas necessidades de energia e cuide de si mesmo adequadamente.
Todos nós enfrentamos situações difíceis em nossas vidas, sejam elas pessoais, profissionais ou uma combinação de ambas. Auto-liderança durante esses momentos pode nos tornar mais fortes e nos ensinar novas habilidades. Espero ter inspirado algumas novas ações para seu repertório. Se você tem algo que funciona para você e que não foi citado, por favor, compartilhe aqui.
Saiba mais sobre como posso ajudar você!
Aline Gobbi
Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 141 artigos publicados.
Contatos:
→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem
→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/
Uma resposta