Muita gente me pergunta qual é o segredo para começar a ser convidado para entrevistas pelo LinkedIn. O que eu digo é que não é simplesmente criar um perfil no LinkedIn, se candidatar para as vagas que for encontrando e esperar. Isso não funciona. Na verdade, isso é o que todo mundo faz, esperando resultados brilhantes e se frustra, pois os resultados não vem.
Eu, que nem estou buscando emprego, recebo convites para processos seletivos todo-santo-dia. E isso não acontece porque eu esteja me candidatando às vagas, até porque não estou. Isso acontece pois, ao longo dos últimos 2 anos, me dediquei em construir uma imagem profissional coerente com o que busco para minha carreira, utilizo palavras-chave no meu perfil, tenho um excelente SSI e sei como me posicionar e o que fazer para estar no topo das buscas, seja de recrutadores, seja de clientes.
Portanto, se o seu objetivo é começar a ser chamado para processos seletivos através do seu perfl do LinkedIn, você precisa entender que, para receber propostas de emprego alinhadas com seus objetivos, é essencial entender a perspectiva do recrutador. O processo seletivo é bem diferente do que muitos imaginam, e vou simplificar isso para você.
Nos bastidores, tudo começa com uma necessidade de contratação gerada por mudanças na empresa. O gestor da vaga, junto com o recrutado, define o perfil ideal, considerando competências técnicas e comportamentais.
Ao serem divulgadas, as vagas atraem muitas candidaturas, a imensa maioria de profissionais que não correspondem ao perfil desejado. Por isso, a maneira como as empresas contratam mudou completamente, algo que muitos candidatos ainda não perceberam. No passado, quando eu comecei a trabalhar em RH, em uma consultoria pequena de Recrutamento & Seleão, os currículos eram o ponto de partida, era o que chamávamos de “triagem de currículos”. Eu olhava, um a um, todos os currículos dos profissionais que haviam se candidatado àquela vaga, mas essa abordagem já se tornou extreamente obsoleta. Analisar manualmente centenas de currículos é ineficiente, consome muito tempo do recrutador e o resultado dificilmente é satisfatório. As vagas levam tempos para serem fechadas e, me diz, quem tem tempo hoje em dia? Que empresa consegue esperar? Quem tem tempo a perder?
Hoje, é o recrutador precisa buscar o profissional ideal, de forma ativa. Ele faz isso utilizando palavras-chave nos filtros de busca do LinkedIn Recruiter. Claro que o LinkedIn não é a única fonte de profissionais, mas, acredite, cerca de 90% dos recrutadores utilizam o LinkedIn em seus processos seletivos, o que te torna totalmente fora do radar das empresas se você não tiver um bom posicionamento na rede. Portanto, saber usar palavras-chave no seu perfil é fundamental para aparecer nas buscas dos recrutadores.
Mesmo com essa pré-seleção, a lista de profissionais pode ser grande, e os recrutadores não têm tempo de abrir todos os perfis. Os perfis que atraem propostas de emprego ou convites para participar dos processos seletivos são aqueles que aparecem na primeira página quando o recrutador usa os filtros de palavras-chave. Isso significa que você só estará na primeira página se o seu perfil tiver um bom SSI.
Depois de selecionar os melhores perfis, o recrutador decide quem será chamado para as entrevistas. Ele faz isso com uma simples visita ao perfil do LinkedIn dos profissionais e procura pelas palavras-chave de avaliação. Essas palavras-chave determinam se você vai receber uma mensagem do recrutador ou não.
Se você deseja crescer profissionalmente e alcançar cargos melhores, é fundamental saber como aparecer nas primeiras páginas das buscas dos recrutadores e usar as palavras-chave de avaliação corretamente. Esse conhecimento é o que te levará a alcançar o emprego que almeja.
Quer aprender a usar palavras-chave de busca e de avaliação nos campos certos para aumentar seu SSI e atrair propostas para o seu perfil toda semana? Conte comigo!
Saiba mais sobre como posso ajudar você!
Aline Gobbi
Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 142 artigos publicados.
Contatos:
→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem
→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/