Cada fase do processo seletivo é uma chance de eliminação e, obviamente, se o seu currículo não for aprovado na fase inicial, que é a de triagem, você não será chamado para uma entrevista com o recrutador e/ou gestor.
Não existe um formato único de processo seletivo, cada recrutador conduz as suas vagas da forma que considera mais eficaz, de acordo com o que foi estabelecido pela empresa ou da maneira que o cliente prefere. Mas uma coisa é comum a todos os processos seletivos, de todas as vagas e empresas: de todas as etapas, a triagem de perfil/currículo é a etapa que mais elimina candidatos.
Na triagem, o recrutador avalia um grande volume de perfis, e de acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, o tempo médio de triagem varia entre 6 e 30 segundos. É isso mesmo: de 6 a 30 segundos é o tempo que o recrutador passa olhando o seu currículo para definir se SIM ou se NÃO. Muito pouco tempo para impressionar, né?
Sabendo que a triagem acontece em uma fração de segundos e que esta é a etapa que mais elimina candidatos, sua missão é se destacar da maioria para ter a chance de participar das dinâmicas, testes e entrevistas.
Mas, a grande questão é: o que o recrutador avalia em tão pouco tempo de triagem de perfil?
Independentemente de a triagem ser feita através do currículo, do LinkedIn ou do cadastro em sites de vagas, o recrutador está buscando a compatibilidade do candidato com o perfil da vaga. Para ser considerado compatível, você precisa ser estratégico e garantir que ele vai encontrar o que está buscando nesses poucos segundos em que estiver estudando você!
A melhor forma de se destacar na triagem, que muitas vezes é realizada via Inteligência Artificial, é usar palavras-chave relevantes para aquela vaga e descrever suas experiências, competências e resultados de forma estratégica, como em uma venda dirigida.
O uso de palavras-chave em todos os campos do seu perfil, currículo e/ou cadastro nos sites de vagas vai garantir que o recrutador te encontre através dos filtros de busca. Além disso, a descrição das suas experiências, competências e resultados garantirá que o recrutador te avalie como compatível.
Inserir boas palavras-chave e desenvolver descrições estratégicas é um processo simples, mas extremamente trabalhoso. Quanto mais estratégico você for, maiores serão as suas chances e não é todo mundo que tem tempo e olhar estratégico para fazer isso.
Se precisar de ajuda, conte comigo para te apoiar nesse processo decisivo para seu próximo passo profissional!
Contatos:
→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem
→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/