Você tem se aplicado a várias vagas sem nenhum retorno. Isso está te deixando desesperado e preocupado. Se você acabou de sair do ensino médio ou da faculdade e não sabe como conseguir seu primeiro emprego, você não está sozinho. Milhares de pessoas já passaram por uma situação muito semelhante. Bem-vindo ao mercado de trabalho. 😊
Ao procurar por vagas em anúncios de emprego, você pode se desanimar ao sentir que não há nada para você. Nos requisitos de qualificação, você pode encontrar desde 1 até 15 anos de experiência necessária. Sem experiência, você se pergunta se algum dia conseguirá uma dessas vagas.
Pois aqui trago alguns conselhos que o ajudarão a conseguir um emprego na área escolhida. Implemente estas técnicas para obter experiência profissional, mesmo que nunca tenha tido um emprego:
1. Faça trabalho voluntário e candidate-se a estágios.
Se você nunca fez voluntariado, tente fazer. Candidate-se a estágios, remunerados ou não. A experiência voluntária pode ser ótima para currículos. Você ganha experiência de trabalho, aprende novas habilidades e consegue algumas referências.
Você pode encontrar trabalhos voluntários online que se encaixem na sua agenda com um compromisso semanal ou mensal leve.
2. Aprenda habilidades específicas.
Preste atenção às vagas de emprego. Descubra quais habilidades específicas estão sendo procuradas na área em que você tem interesse. Busque na internet cursos (alguns são até gratuitos!) que desenvolvam essas habilidades e prepare-se! Agora você pode adicionar isso ao seu currículo.
Essas habilidades são úteis porque algumas empresas realizam testes práticos para ver se você sabe o que está fazendo.
3. Ganhe experiência trabalhando em projetos pessoais.
Por exemplo, em TI, a maioria dos profissionais exibe sites, páginas ou aplicativos que desenvolveram. Isso mostra ao seu potencial empregador do que você é capaz.
4. Candidate-se a um grande número de empregos.
Se sua educação o qualifica para o trabalho, candidate-se a ele. Candidate-se a posições de nível inicial na área desejada. Peça recomendações a amigos e familiares se eles souberem de alguma vaga que seja uma boa para você.
Olhe ao redor da sua vizinhança para ver se alguém está contratando. Procure por placas de contratação em supermercados, mercearias ou farmácias (eu fiz isso em 2011 quando queria sair de um emprego para outro e, acredite, deu certo!). Tente agências de emprego temporário. Elas são uma excelente maneira de abrir portas para muitos trabalhos de escritório.
Embora possa não ser o trabalho ideal, vai te ajudar a começar em algum lugar. É assim que você constrói experiência de trabalho real. Você pode começar procurando algo fundamental para pagar as contas enquanto se candidata ou procura o trabalho desejado.
5. Use a falta de experiência a seu favor.
Sua falta de experiência pode ser uma vantagem. Tire proveito disso. Não ter experiência de trabalho é melhor do que ter uma experiência de trabalho insatisfatória.
Venda a si mesmo dizendo que, por não ter experiência de trabalho, você oferece à empresa a oportunidade de treiná-lo sem trazer maus hábitos ou métodos de experiências de trabalho anteriores.
Mostre um desejo genuíno de crescer na posição. Mencione isso na sua carta de apresentação para que alguém que o esteja revisando não o descarte por falta de experiência.
6. Personalize sua carta de apresentação e currículo para cada trabalho que se candidatar.
Enfatize habilidades únicas para os diferentes empregos que se candidatar. Apresente-se de forma apropriada.
Use criativamente trabalhos não remunerados para descrever suas habilidades. Adapte seu currículo ao emprego que deseja obter.
7. Peça a um profissional para revisar seu currículo.
Ter um outro par de olhos revisando seu currículo nunca é uma má ideia. Peça para garantirem que seu currículo está atraente e profissional. Certifique-se de que seu currículo contém palavras-chave boas o suficiente.
Um currículo excessivamente recheado pode prejudicar suas chances de conseguir um emprego. Manter um currículo curto e direto com habilidades e educação relevantes pode fazer as pessoas quererem saber mais e, talvez, agendar uma entrevista. Aí estará sua chance de brilhar.
Tente focar na sua área de interesse. Sua falta de experiência pode restringi-lo, mas suas qualificações podem, muitas vezes, compensar isso. Sempre seja honesto sobre sua real experiência de trabalho.
Lembre-se de que a maioria das publicações de emprego possui listas de desejos em vez de requisitos precisos. Seja confiante. Quanto mais você hesitar, mais ansioso você ficará.
Os empregadores querem experiência, mas além disso, geralmente procuram contratar pessoas que tenham um interesse genuíno em seu trabalho. Você aprenderá rapidamente e, com sorte, avançará rapidamente também. Comece se candidatando ao melhor emprego que puder conseguir e siga em frente a partir daí.
Saiba mais sobre como posso ajudar você!
Aline Gobbi
Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 145 artigos publicados.
Contatos:
→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem
→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/