Um balão de fala de papel em forma de retângulo sobre um fundo laranja. Ícone de chat plano e branco na forma de um balão de fala vazio. Espaço livre para texto ou imagem. Conceito de comunicação na internet.

A demanda por pessoas com habilidades interpessoais tem aumentado nas últimas décadas. Pesquisas de Harvard mostram que, ao longo de um período de 30 anos, os empregos que exigem muita interação social cresceram 12 pontos percentuais, enquanto o número de empregos menos sociais diminuiu. É por isso que não podemos deixar nossas habilidades de comunicação de lado, mesmo nesta era de trabalho remoto e ferramentas de comunicação digital.

Por que a comunicação ainda é importante

Talvez o argumento mais convincente seja que as habilidades de comunicação não podem ser terceirizadas para máquinas. Ou, pelo menos, não na mesma medida que outras tarefas e empregos serão. Claro, chatbots podem lidar facilmente com comunicações diretas, mas eles não têm a nossa capacidade de comunicar de maneira animada, envolvente e, acima de tudo, humana.

Afinal, grande parte da comunicação se resume à comunicação não verbal instintiva. Os seres humanos são (na maioria das vezes) programados para captar essas sutis pistas de comunicação e responder de acordo. Pense nisso, se você está em uma reunião importante e seus sinais não verbais mostram que você está entediado, distraído e mal ouvindo, quão provável é que seu chefe perceba? Muito provável. É por isso que os humanos sempre serão melhores comunicadores do que as máquinas.

A comunicação também é uma parte integral da colaboração – é como persuadimos os outros, negociamos e resolvemos conflitos. Grandes comunicadores não são apenas claros e precisos, eles são geralmente vistos como mais simpáticos, o que facilita trazer pessoas a bordo com ideias e dar vida a projetos. Dessa forma, a comunicação está ligada à criatividade porque transformar suas ideias em ação – a própria definição de criatividade – muitas vezes requer a ajuda de outros. Então, se você pode se tornar um melhor comunicador, você se tornará um melhor trabalhador em equipe e, por sua vez, estará melhor equipado para dar vida às suas ideias.

12 dicas de comunicação interpessoal

Aqui estão minhas principais técnicas para melhorar a comunicação interpessoal:

  1. Ouça ativamente e com atenção:

As pessoas muitas vezes esquecem que ouvir é o quarto pilar de uma boa comunicação (junto com a comunicação oral, escrita e não verbal). Quando os outros estão falando, você mostra ativamente que está ouvindo? Você pode fazer isso acenando com a cabeça, fazendo sons encorajadores como “mmm-hmm”, fazendo contato visual, tomando notas e fazendo perguntas relevantes de acompanhamento.

      2. Desapegue do seu celular:

Eu tenho uma regra pessoal de nunca ter meu celular comigo em uma reunião – simplesmente não é justo com todos os outros na reunião. Eu recomendo fortemente deixar seu celular em outro lugar ou desligá-lo para reuniões.

      3. Considere seu objetivo e público:

Em todos os tipos de comunicação, você deseja adaptar sua comunicação ao seu objetivo e ao seu público, tanto em termos de estilo (por exemplo, a linguagem que você usa) quanto ao meio (e-mail, ligação, cara a cara). Pense sobre o que você quer alcançar, que ação você deseja que o público tome e, em seguida, decida o melhor método para alcançar esse objetivo.

      4. Aprimore suas habilidades de comunicação escrita:

Ortografia e gramática são importantes, então sempre revise qualquer comunicação escrita antes de enviar. Certifique-se de que sua mensagem esteja clara e não seja prolixa. Além disso, cuidado com o sarcasmo, pois é realmente difícil de transmitir por escrito. Se você quiser retratar uma emoção particular, tente usar emojis para reforçar o sentimento subjacente.

      5. Conte uma história:

Quando você estiver comunicando muitas informações – como em uma apresentação – tente contar uma história em vez de confiar em fatos e números diretos. Antes de começar, reduza as informações a uma mensagem central, depois crie uma narrativa que realmente reforce essa mensagem, de preferência ligando as informações a eventos ou contos do mundo real que demonstrem porque isso importa. Basicamente, você está tentando anexar emoções às informações que está entregando, mas de uma maneira simples e autêntica.

      6. Comunique demais:

Uma coisa chave que aprendi com a experiência é comunicar demais. Mesmo que você ache que deixou algo bem claro, diga novamente. E talvez novamente depois disso. Isso nos leva à necessidade d

      7. Recapitular informações:

No final de uma reunião, apresentação ou mesmo um relatório escrito, sempre resuma rapidamente os pontos principais. Além disso, aproveite a oportunidade para reiterar qualquer ação que outros precisem tomar. Em seguida, verifique se todos entenderam, perguntando se tudo faz sentido e se alguém precisa de mais esclarecimentos.

O que fazer se você está trabalhando remotamente e sua comunicação agora acontece principalmente por Zoom, e-mail e mensagens instantâneas? Essas dicas extras ajudarão:

      8. Reconheça que comunicar remotamente é diferente de comunicar pessoalmente:

Isso é especialmente importante se você está acostumado a se comunicar com seus colegas cara a cara, mas agora passa mais tempo trabalhando remotamente. Você pode, por exemplo, precisar fazer reuniões mais curtas. Uma reunião de vídeo de uma hora pode parecer muito longa, mesmo que esse fosse o tempo que a reunião costumava durar quando todos estavam no escritório.

      9. Use a ferramenta de comunicação certa para a tarefa certa:

Por exemplo, você pode usar o Slack para conversas informais, e-mail para solicitações formais relacionadas ao trabalho e software de gerenciamento de projetos para atualizações de status do projeto.

      10. Quando possível, adote o vídeo como o formato padrão para reuniões remotas:

Porque, em chamadas apenas de áudio, você perde aqueles preciosos sinais não verbais que são uma parte tão importante da comunicação e dos quais falamos anteriormente.

      11. Lembre-se de que você está na câmera:

Quando você estiver em uma chamada de vídeo, sempre lembre-se de que os outros podem vê-lo! Não pegue seu celular. Observe sua linguagem corporal e expressões faciais e faça bastante contato visual com a câmera.

      12. E não se esqueça de reservar um tempo para interações casuais do tipo que você teria todos os dias se estivesse no escritório!

 

Saiba mais sobre como posso ajudar você!

Aline Gobbi

Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 146 artigos publicados.

Contatos:

→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem

→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *