Um grupo diverso de profissionais tirando uma selfie alegre juntos durante um seminário ou workshop. Eles estão sorrindo e parecem engajados.

Todo executivo sabe disso: contratar as pessoas certas para os cargos certos é o primeiro passo para criar uma equipe capaz de entregar resultados. Encontrar essas pessoas já é uma tarefa difícil por si só. Mas, também sabemos que não basta apenas contratar os melhores. Uma organização precisa também saber retê-los. Embora muitas vezes negligenciada, a retenção de colaboradores é igualmente importante para construir e manter uma grande equipe. Sem retenção, uma organização se torna uma porta giratória (ou um liquidificador, como diria uma querida amiga minha).

Os grandes executivos de renome internacional já sabem desses desafios há anos. Aqui estão sete percepções de executivos sobre contratação e retenção de colaboradores e o que você pode aprender com elas.

“Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e depois dizer o que elas devem fazer; nós contratamos pessoas inteligentes para que elas nos digam o que fazer.”
Steve Jobs, Ex-Fundador e CEO da Apple


As empresas não devem contratar indivíduos inteligentes, criativos e talentosos apenas para seguir instruções e executar tarefas. Em vez disso, eles precisam trazer suas perspectivas e ideias únicas para a mesa. Steve Jobs sempre focou no processo de contratação em vez de microgerenciar, pois boas práticas de contratação levam a colaboradores em quem você pode confiar e capacitar.

“Você pode ter a melhor estratégia e o melhor edifício do mundo, mas se você não tiver o coração e a mente das pessoas que trabalham com você, nada disso se concretiza.”
Renee West, Ex-Presidente dos Hotéis Luxor e Excalibur


Mesmo que uma empresa tenha uma ótima estratégia ou a infraestrutura física perfeita, nunca atingirá seu potencial máximo sem o apoio de seus colaboradores. Como West destaca, reter ótimas pessoas e mantê-las engajadas no negócio é fundamental para transformar sua estratégia em realidade.

“Cuide dos seus colaboradores, e eles cuidarão do seu negócio.”
Richard Branson, Fundador e CEO do Virgin Group


Branson tem um ponto: oferecer bons salários e benefícios, tornar o ambiente de trabalho mais agradável e apoiar o crescimento dos colaboradores não é apenas o certo a fazer. Isso os fará se sentir mais motivados e envolvidos, levando-os a se esforçarem mais e a terem mais propensão a permanecer na empresa e ajudar a expandir o negócio.

“Uma empresa é tão boa quanto as pessoas que mantém.”
Mary Kay Ash, Fundadora da Mary Kay Cosmetics


Como Ash afirma, a retenção de colaboradores é fundamental para o sucesso de uma empresa. Além de manter os melhores talentos, reter bons colaboradores permite que a empresa mantenha sua vantagem competitiva, construa uma marca forte e crie um ambiente de trabalho estável e produtivo. Perder consistentemente colaboradores -chave pode ter o efeito oposto, onde uma empresa falha repetidamente em executar suas estratégias.

“Você não constrói um negócio, você constrói pessoas, e então as pessoas constroem o negócio.”
Zig Ziglar, autor best-seller e empreendedor


Embora construir um negócio pareça envolver principalmente a criação de um produto, o estabelecimento de uma presença no mercado e o desenvolvimento de uma marca, Ziglar diz que o elemento mais crítico é construir uma equipe de colaboradores talentosos e motivados, comprometidos com o sucesso da empresa. Essa percepção realmente captura a interdependência entre os colaboradores e as organizações para construir o sucesso mútuo.

“Reter colaboradores envolve mais do que apenas oferecer remuneração e benefícios competitivos. Trata-se de criar uma cultura de confiança, respeito e apoio.”
Indra Nooyi, Ex-CEO da Pepsi


Nooyi acredita que um ambiente de trabalho positivo pode ajudar os colaboradores a se sentirem mais conectados e satisfeitos com seus empregos do que apenas dinheiro e benefícios. Quando os colaboradores se sentem valorizados e apoiados pela organização, é muito mais provável que se esforcem mais, sejam mais eficientes e permaneçam na empresa por mais tempo. Uma cultura de abertura, consideração e incentivo também pode fomentar colaboração, imaginação e ideias inovadoras.

 

“Se você quer ser uma grande empresa, pense em qual problema você pode resolver para o mundo e comece contratando as melhores pessoas para resolvê-lo.”
Brian Chesky, cofundador e CEO do Airbnb


Essa citação enfatiza a importância de uma empresa ter uma visão e um propósito claros. Fazer isso pode ajudar qualquer empresa a atrair as pessoas certas para alcançar suas aspirações e planos para o mundo. Identificando um problema no mundo e buscando aqueles que estão ansiosos para resolvê-lo, qualquer organização pode trazer mudanças positivas e alcançar seus objetivos.

Essas percepções dos principais executivos são lembretes úteis sobre o que é importante quando se trata de contratar e reter talentos em uma organização.

 

Saiba mais sobre como posso ajudar você!

Aline Gobbi

Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 147 artigos publicados.

 

Contatos:

→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem

→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *