Planeta Terra à noite visto do espaço com linhas luminosas de comunicação e conexão. Conceito de negócios e finanças. Sistema global de comunicações e a World Wide Web. Tecnologias e comunicações.

A maioria das pessoas não gosta muito de fazer networking. Especialmente, o networking presencial com estranhos completos. Eu entendo.

Passar tempo tentando criar assuntos para conversas não é algo que todos queremos fazer. Como um cliente meu disse: “Por que eu preciso fazer networking? Eu já tenho amigos suficientes. Não preciso de mais nenhum.”

Dito isso, a menos que encontremos uma maneira de sermos autônomos para a vida toda sem nunca precisar da ajuda de ninguém, a realidade é que precisamos de uma rede de colegas com quem possamos colaborar confortavelmente.

Os seis graus de separação são definitivamente reais quando se trata de nossas carreiras.

Quando o LinkedIn surgiu, eu imediatamente vi uma oportunidade para mudar a forma como eu fazia networking. Se eu construísse minha rede online através da plataforma, poderia fazer menos networking presencial e ainda obter os benefícios de poder acessar um grande grupo de profissionais talentosos.

Foi também quando percebi que o segredo para o networking online é ter um conjunto de tópicos interessantes prontos para lançar e discutir a qualquer momento.

E essa técnica é particularmente ótima para introvertidos. É por isso que eu os aconselho regularmente sobre isso.

Aqui está como funciona:

Passo 1: Estude tópicos que estejam em alta e relevantes que estão acontecendo em sua área ou campo de atuação.

Passo 2: Entre em contato com pessoas que você tem interesse e pergunte se pode discutir um tópico com elas para obter sua opinião.

Passo 3: Compartilhe o tópico e depois ouça!

Primeiro, essa estrutura facilita para a pessoa com quem você está fazendo networking focar em sua resposta, fazendo-a se sentir confiante, focada e relevante.

Em segundo lugar, isso lhe dá a chance de não ter que fazer todo o discurso!

E terceiro, você automaticamente compartilha seus pontos de vista, ajustando-os ao que a pessoa disse, fazendo você se sentir mais confiante, focado e relevante.

O resultado? Duas pessoas que sentiram que tiveram uma conversa bem-sucedida e que têm mais chances de querer se conectar no futuro, ou seja, fazer networking!

Eu sei que isso pode parecer um conselho super básico. Mas seja honesto! Você tem 3-5 tópicos em alta prontíssimos para usar agora mesmo, se tivesse a oportunidade de conhecer alguém que traria valor à sua rede?

Se a resposta for “não”, então eu te encorajo a agendar um tempo para pesquisar e tê-los prontos, porque você nunca sabe quem vai conhecer!

 

Saiba mais sobre como posso ajudar você!

Aline Gobbi

Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 148 artigos publicados.

Contatos:

→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem

→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *