Estrutura global de negócios em rede. Análise e troca de dados de conexão com clientes, recrutamento de RH e terceirização global, atendimento ao cliente, trabalho em equipe, estratégia, tecnologia e rede social.

Na minha experiência como Consultora de Carreira, percebo que, durante as sessões de LinkedIn (te ensino a usar o LinkedIn de forma estratégica e aumentar sua visibilidade com os recrutadores), as pessoas demonstram grande desconforto com o tema “networking”.

Mas, qual a importância do networking?

Vamos começar do início: quando o LinkedIn foi lançado, há cerca de 20 anos, ele foi extremamente revolucionário, pois permitia que todas as pessoas tivessem acesso a algo que, até então, somente os recrutadores tinham acesso: os currículos das pessoas. Assim, se lançou como uma plataforma virtual de currículos.

Em 2015, quando foi adquirido pela Microsoft, o LinkedIn mudou o seu posicionamento e passou a ser uma plataforma de networking.

Networking significa rede de contatos, de conexões, de relacionamentos. Ou seja, desde 2015 o LinkedIn é uma ferramenta de relacionamentos. Não adianta resistirmos a essa realidade e querermos que o LinkedIn volte a ser o que era antes, pois isso não vai acontecer, e, se você usar a plataforma somente como um currículo virtual, vai sair perdendo e ficar para trás das pessoas que usam a ferramenta da maneira correta. (Observação: a maioria das pessoas não usa da maneira correta.)

Percebo que o receio que as pessoas sentem em criar relacionamentos no LinkedIn é o de parecerem interesseiras, mas, vamos mudar o olhar? A grande questão do relacionamento não é você sair pedindo emprego ou oportunidade de prestar serviço para outras pessoas, mas sim contribuir com uma rede de pessoas, oferecendo o que você tem e colhendo o que os outros têm para oferecer também.

Por exemplo, eu amplio a minha rede de relacionamentos no LinkedIn todas as vezes em que eu posto um artigo na minha newsletter. Isso porque eu contribuo com o pouco que eu sei, para pessoas que muitas vezes não sabem disso – ou que têm uma visão diferente – e isso gera um debate, uma troca e, consequentemente, amplia a minha rede.

Além disso, essas pessoas que estão consumindo os meus artigos, também têm coisas interessantes que sabem e que eu e outras pessoas não sabemos e, portanto, ela também pode compartilhar na rede e, assim, impactar a todos nós que a seguimos ou a temos como conexão, com o que ela tem a oferecer.

É isso o que cria a rede de relacionamentos!

Você vai se tornando, pouco a pouco, uma pessoa vista, uma pessoa que é referência e autoridade em determinado assunto, uma pessoa que impacta e influencia a vida de outras pessoas, diariamente, através dessa rede de relacionamentos que é o LinkedIn.

“Mas no que isso pode ajudar na minha empregabilidade?”

O LinkedIn, vendo todo esse movimento na sua página – compartilhando ideias, iniciativas, comentários no que os outros estão postando e etc. – vai te retribuir, aumentando a sua visibilidade para os recrutadores ou possíveis consumidores do seu serviço. 😊

“Ah, mas o que eu vou escrever? Eu não sei do que falar.”

Por sorte, o LinkedIn não faz juízo de valor de qual tema você está falando. Você pode falar do que você quiser. Você é boa em artesanato? Fale sobre isso. Em idiomas? Em RH? Em Direito? Fale sobre isso para a sua rede, se exponha, exponha sua forma de pensar e veja o que os outros acham sobre isso.

Apenas uma dica importante: evite assuntos polêmicos, para não gerar um networking negativo para você, de resto, está liberado!

Quer saber como turbinar o seu LinkedIn para se tornar um perfil de alta visibilidade para os recrutadores, ou para possíveis clientes do seu serviço? Me envie uma mensagem e saiba como eu posso te ajudar!

 

Saiba mais sobre como posso ajudar você!

Aline Gobbi

Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 148 artigos publicados.

Contatos:

→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem

→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *