Se seu chefe lhe dissesse que notou algo sobre seu desempenho e quisesse que você fosse ao escritório dele para discutir, você assumiria de imediato que ele percebeu uma área forte sua e quer te parabenizar, ou verificar como ele consegue explorar ainda melhor essas suas características, ou pensaria que ele quer chamar sua atenção por algum ponto negativo seu, uma área de atenção?
É uma pergunta que faço com frequência durante minhas sessões de mentoria de carreira e a maioria das pessoas relata que só é chamada dessa forma quando há um problema com seu desempenho.
Como líder, minha pergunta para você é: O que chama mais sua atenção?
Muitas vezes, os líderes tendem a perceber e comentar mais sobre fraquezas e erros do que sobre talentos e pontos fortes. Essa abordagem é caracterizada pelo estilo de comunicação “Se-eu-não-disse-nada, você-deveria-saber-que-está-indo-bem. Eu-vou-lhe-dizer-se-você-fizer-alguma-coisa-errada”.
Embora o aprendizado contínuo e a melhoria do desempenho sejam conceitos válidos para o sucesso futuro, focar apenas no que falta leva a uma avaliação desequilibrada do valor e potencial de alguém. Não é de se surpreender, então, que a maioria dos trabalhadores tenha problemas em correr riscos e enfrentar situações incertas.
Quando o foco está na fraqueza, e não na competência, e quando as pessoas não têm consciência ou confirmação de seus pontos fortes, elas carecem da confiança necessária para abraçar a mudança, falar e perceber o valor de sua contribuição. A verdade é que pontos fortes ignorados podem atrofiar, e fraquezas — independentemente de quanto esforço seja colocado em tentar melhorá-las — nunca se igualarão aos talentos naturais de uma pessoa.
Aqui estão três maneiras de ajudar as pessoas que você lidera a jogarem com seus pontos fortes:
- Reconheça imediatamente
O timing é tudo quando se trata de desenvolver talentos e pontos fortes. Habitue-se a comentar sobre comportamentos excepcionais de colaboradores assim que os notar.
- Incentive os colaboradores a se autopromoverem
As pessoas que trabalham com você precisam se orgulhar do que fazem, como fazem e seus resultados.
Estimule isso!
- Encontre maneiras de capitalizar os pontos fortes
Todos têm talentos e habilidades únicas que nem sempre são utilizados em seus empregos atuais.
Se pusermos luz nas habilidades e capacidades que destacam as pessoas umas das outras, teremos equipes muito mais produtivas, com autoestima elevada e melhor performance!
Saiba mais sobre como posso ajudar você!
Aline Gobbi
Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 150 artigos publicados.
Contatos:
→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem
→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/