Homem com celular na mão e a imagem com letras in logotipo do linkedin

Eu trabalho com o LinkedIn “desde que tudo isso aqui era mato” (2010) e posso afirmar que a ferramenta só vem evoluindo ano após ano. De uns tempos para cá, venho me especializando cada vez mais, com o intuito de não apenas ser uma boa usuária de LinkedIn, mas de me tornar uma referência como Estrategista de LinkedIn e poder oferecer um serviço de qualidade para pessoas que querem obter melhores resultados seja na busca de empregos ou na venda de serviços. E, ao longo dessa jornada, estou sendo capaz de identificar diferentes tipos de perfis dentro da rede.

Vamos ver cada um deles?

Perfil Teia de Aranha

O Perfil Teia de Aranha é o perfil daquela pessoa que entrou na rede e criou sua página. Ponto final. Só isso. Ela alimentou as informações básicas e iniciais de quem está criando a página, mas só. Não é uma pessoa ativa na rede, não contribui com a rede, tem pouquíssimas conexões.

Muitas vezes, o perfil teia de aranha está até legalzinho, você percebe que a pessoa se dedicou na sua criação, mas depois largou lá, entra de vez em nunca, não interage, não cria conexões, não faz nada, deixa lá juntando pó e teia de aranha.

Quando as pessoas chegam em consultoria de LinkedIn, o que eu mais tenho encontrado é esse tipo de perfil. Geralmente são pessoas que não tinham muita necessidade de usar a ferramenta (ou não sabiam da oportunidade que tinham nas mãos) e perdem o emprego, ou cansam dos seus empregos, e resolvem querer começar a movimentar a rede, mas não sabem por onde começar.

Perfil Metralhadora

O Perfil Metralhadora é aquela pessoa que: a) quer arrumar um emprego; ou b) quer vender um serviço; e sai metralhando todo mundo com mensagens oferecendo o currículo ou o portfólio com o que tem a oferecer. É uma pessoa que não pede licença e já te envia mensagens enormes com o histórico profissional e cv anexo em pdf., ou então uma mensagem igualmente enorme contando um pouco sobre a empresa na qual trabalha e anexa uma proposta comercial que não foi solicitada.

Acho complicado trabalhar esse tipo de perfil, pois as pessoas que o têm geralmente já vêm com alguns vícios que são mais difíceis de tirar e elas realmente acreditam que essa estratégia funcione. Mas não funciona, não funciona mesmo. Além de ser inconveniente.

Perfil Expert

O Perfil Expert é o perfil da pessoa que entendeu tudo. Ela sabe que a ferramenta é feita para networking profissional e, por isso, não deixa o perfil lá paradão criando teia de aranha. Ela movimenta o perfil, cria a rede e atua de forma ativa, mas sem se tornar inconveniente e panfletar.

Ela entende a lógica do LinkedIn e usa a estratégia adequada para:

  1. Primeiro, se conectar com as pessoas certas;
  2. Segundo, contribuir com sua rede; e
  3. Terceiro, oferecer seus serviços para quem quer saber mais sobre eles, sem ser inconveniente, mas sendo assertiva.

Quem é você na fila do pão?

Não preciso nem dizer que o melhor dos mundos é que você consiga criar e estabelecer o seu perfil como um Perfil Expert, né? Dessa forma, você cria conexões que realmente são interessadas no que você tem a oferecer, leads de qualidade, clientes fiéis.

É uma construção, tijolinho por tijolinho. Você não vai sair de um perfil teia de aranha para um perfil expert em uma sessão de LinkedIn comigo, mas eu te dou todo o caminho das pedras do que você tem que fazer para chegar lá e oh, spoiler (!): se você fizer o passo a passo direitinho e com consistência, em não muito tempo você chega lá! 😊

 

Saiba mais sobre como posso ajudar você!

Aline Gobbi

Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 151 artigos publicados.

Contatos:

→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem

→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *