É aquela cena clichê que todo mundo sempre passa um dia, só que está acontecendo com você agora. Você acabou de descer de um elevador onde o CEO da sua empresa estava junto com você, apenas vocês dois. Você teve cerca de 30 segundos para causar uma boa impressão com seu CEO em uma rara oportunidade que você dificilmente terá novamente. O que você vai dizer?
Você deve estar aí pensando “acho que essa mulher está ficando doida, ia falar de LinkedIn e falou de elevador”, mas não me confundi não. Para mim, você pode pensar no campo “Sobre” do seu perfil como o seu pitch de elevador, aquela conversa que parece ingênua, mas que entrega tudo. Esse campo é um dos mais importantes no seu perfil do LinkedIn e o campo que os recrutadores mais olham em um perfil. Por isso, precisa transmitir, de forma autêntica, todo o seu valor e sua história profissional.
Diferente do que muita gente faz (que cola o que está no “Resumo” do CV no campo “Sobre” do LinkedIn e acha que está abafando), o campo “Sobre” deve ser uma verdadeira introdução a você, que seja concisa, fale sobre sua missão, motivação, principais habilidades e experiência. Nele também não podem faltar as palavras-chave relevantes para o seu setor ou o trabalho que você exerce. E, por último, este é o seu momento de brilhar, então certifique-se de mostrar suas realizações e aspirações profissionais.
Uma pessoa que está passando pelo seu perfil só consegue ver as quatro primeiras linhas desse campo, então dê a ela interesse e motivação para clicar no “ver mais” e se aprofundar na sua história.
Acredite, eu sei que escrever um resumo de si mesmo pode ser intimidante, então vou te dar um formato para te ajudar a começar.
Pense no “Sobre” do seu perfil como uma introdução a quem você é, o que faz, por que o que você faz é importante e a contribuição que deseja trazer ou o impacto que deseja ter. Vou detalhar cada um deles ainda mais e dar alguns exemplos para dar vida a esses conceitos.
Quem é você? Como seu “Sobre” é uma introdução a você, comece dizendo aos outros quem você é. Você é um líder inspirador que faz trabalho social com comunidades carentes? Você é uma professora cujo objetivo é levar mais mulheres para o mercado de trabalho em tecnologia? Você é um designer gráfico que conecta pessoas a imagens para comunicar uma mensagem ou contar uma história? Seja o que for, dê ao seu público uma ideia de quem você é de uma maneira convincente e fazendo sua missão no mundo brilhar. Eu não me limito a dizer que sou uma profissional de RH. Onde está o brilho nisso? Eu digo que sou uma profissional de RH cuja missão é inspirar pessoas a darem o seu melhor todos os dias. Melhorou, não melhorou?
O que você faz? Conte às pessoas um pouco sobre o que você faz. Você lidera uma equipe de profissionais responsáveis por manter o site da sua empresa funcionando? Ou talvez você administre seu próprio salão de cabeleireiros, onde você transforma um corte de cabelo diário em uma experiência pessoal? Fornecer uma introdução rápida ao que você faz ajudará outras pessoas a se conectarem com a sua história profissional, lembrando-se sempre de destacar suas habilidades, motivações e experiências únicas.
Por que seu trabalho é importante? Que gap você está preenchendo com o trabalho que faz? Talvez você trabalhe em uma organização sem fins lucrativos onde você treina mulheres para se tornarem economicamente autossuficientes. Por que esse trabalho é importante? Talvez isso importe porque, por meio de programas de educação, você está ensinando mulheres a se tornarem empreendedoras e viverem uma vida de liberdade econômica. Ou talvez você seja um empreiteiro geral que tem seu próprio pequeno negócio e supervisiona e gerencia a construção das casas das pessoas. Esse trabalho pode ser importante porque ajuda as pessoas a construírem a casa dos seus sonhos. Você está preenchendo o gap de economizar dinheiro, tempo e incômodo para essas pessoas, que não vão precisar buscar subcontratados para pintar paredes, instalar eletrodomésticos e assim por diante, você resolve tudo!
E por último, mas não menos importante, qual é a contribuição que você quer fazer ou o impacto que você quer ter no mundo? Qual diferença quer fazer? Talvez você esteja trabalhando para criar oportunidades econômicas para todos no mundo. Talvez você esteja educando as pessoas sobre porque a diversidade, a inclusão e o senso de pertencimento são importantes. Ou talvez você esteja focado em impactar os jovens de amanhã, ensinando-os a ler. Todo mundo tem uma história para contar. Seja qual for a sua, certifique-se de trazê-la para o centro quando estiver criando o seu campo “Sobre”, destacando sua contribuição, impacto, trabalho e realizações.
Ok, te dei a estrutura dele, agora vamos para as diquinhas básicas?
- Escreva sempre em primeira pessoa, aliás, não apenas esse campo, mas todos os campos o LinkedIn. Lembre-se, sua história é muito mais autêntica quando contada por você mesmo.
- Faça blocos de texto e não um pagragrafão só, pois já é comprovado cientificamente que textos com espaçamentos prendem mais a atenção das pessoas que estão lendo.
- Um “Sobre” com mais de 40 palavras ajudará você a ser encontrado mais facilmente pela sua comunidade profissional no LinkedIn.
- Nesse campo você também pode adicionar algumas mídias, como fotos, vídeos, links de sites ou apresentações, tudo o que possa te ajudar a dar vida à sua história e seu trabalho.
- Coloque seus contatos no fim do texto. (Essa semana precisei contactar alguns candidatos e foi muito difícil precisar aguardar que eles respondessem meus InMails para poder pegar o telefone deles.) Coloque seu telefone celular e seu melhor e-mail, mas, se tiver receio de colocar o celular, um e-mail que você cheque várias vezes ao dia já basta, mas coloque! Você pode estar perdendo oportunidades valiosas por dificuldade de as pessoas contactarem você.
Atualmente, tenho “no forno” uma Oficina de LinkedIn, na qual ajudarei as pessoas a preencherem cada um dos campos do LinkedIn de forma a ENCANTAR o interlocutor (sem fazer o que todo mundo já está fazendo, ou copiar o que está no CV. Vamos pensar fora da caixa!). Isso é também o que eu ofereço atualmente para meus assessorados. Não fique aí quebrando a cabeça, se precisa de ajuda, fale comigo!
Saiba mais sobre como posso ajudar você!
Aline Gobbi
Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 156 artigos publicados.
Contatos:
→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem
→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/