Empresários felizes como elos da cadeia de negócios. O conceito de trabalho em equipe e cooperação bem-sucedidos. Os funcionários contribuem para a causa comum.

As primeiras abordagens sobre o conceito de engajamento no trabalho surgiram a partir de estudos sobre o burnout. No entanto, desde o início, é amplamente aceito que colaboradores engajados são aqueles que se sentem alertas, conectados, integrados e focados, expressando-se física, cognitiva, emocional e mentalmente em suas atividades laborais.

Definição Conceitual | Burnout

Originalmente, o burnout foi descrito como uma síndrome tridimensional composta por exaustão, cinismo e redução da eficácia profissional, mensurável através do Maslach Burnout Inventory (MBI). A princípio, acreditava-se que o engajamento poderia ser verificado por escores baixos de exaustão e cinismo no MBI. No entanto, essa ideia foi posteriormente descartada, visto que, apesar de estarem relacionados, o engajamento e o burnout possuem características distintas e são fenômenos independentes.

Definição Conceitual | Engajamento no Trabalho

Atualmente, o engajamento no trabalho é amplamente definido como um constructo motivacional positivo composto por três dimensões: vigor, dedicação e absorção. Esse estado envolve sentimentos de realização e um estado cognitivo positivo atemporal relacionado ao trabalho.

O vigor refere-se a altos níveis de energia e persistência no trabalho; a dedicação é marcada por envolvimento intenso e identificação com o trabalho, gerando sentimentos de entusiasmo e significado; enquanto a absorção é caracterizada por concentração total, onde o tempo passa despercebido e a tarefa se funde com a pessoa.

Apesar de ser um conceito relativamente recente, o engajamento no trabalho já é amplamente associado ao bem-estar no ambiente organizacional, promovendo saúde física e mental, emoções positivas (como felicidade e entusiasmo) e um engajamento coletivo entre colegas, beneficiando tanto os indivíduos quanto as equipes e a organização como um todo.

Bem-estar é um estado mental positivo que integra satisfação, envolvimento no trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Este estado de bem-estar é percebido quando o colaborador sente que pode crescer, se expressar e alcançar suas metas de vida, contribuindo para a redução do turnover. Portanto, as organizações têm interesse em promover a saúde física e mental, assim como um ambiente que favoreça o engajamento no trabalho, pois colaboradores engajados tendem a apresentar altos níveis de energia e profunda imersão em suas atividades.

Influência do engajamento no trabalho na performance e rendimento

O engajamento no trabalho não se relaciona apenas à promoção de saúde física e mental, mas também tem um impacto direto no desempenho e produtividade dos colaboradores. Em situações de estresse emocional, como prazos curtos e demandas intensas, o engajamento desempenha um papel fundamental ao aumentar a autoeficácia e o otimismo, permitindo ao colaborador gerenciar proativamente o ambiente de trabalho. Isso se deve ao direcionamento de energia pessoal em recursos físicos, cognitivos e emocionais proporcionados pelo engajamento no trabalho. Colaboradores engajados desenvolvem uma conexão com suas atividades e são mais aptos a lidar com diversas demandas dentro das suas condições de tempo e produtividade. Além disso, colaboradores que têm clareza sobre seus objetivos e confiam em suas habilidades tendem a se engajar mais. Fatores como definição de metas, desempenho, satisfação com a vida e motivação estão fortemente ligados ao engajamento no trabalho, bem como autoestima, otimismo e controle emocional.

A importância da proatividade

Estudos recentes demonstram que o engajamento no trabalho está intimamente ligado à iniciativa pessoal, influenciando positivamente o desenvolvimento de comportamentos proativos e sentimentos de motivação e vigor. Além disso, quanto mais evidentes forem essas iniciativas, maior será o nível de engajamento. Outros fatores que também influenciam o desenvolvimento de um trabalhador engajado incluem a variedade de desafios, autonomia e a qualidade do relacionamento com a liderança.

Conclusão

Embora fatores positivos no ambiente de trabalho incentivem o engajamento, ele não se manifesta apenas em cenários de harmonia. De fato, o engajamento no trabalho se torna mais efetivo em condições de incerteza e instabilidade. Existem diversos motivos para associar engajamento no trabalho com saúde, bem-estar e performance, pois colaboradores engajados tendem a experimentar mais emoções positivas, desenvolver curiosidade e vontade de aprender, e assimilar melhor novas informações e experiências.

E você, o que acha sobre o tema? Participe da discussão!

 

Saiba mais sobre como posso ajudar você!

Aline Gobbi

Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 160 artigos publicados.

Contatos:

→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem

→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *