Pessoas em entrevista de emprego. Gerente de RH entrevista candidato para uma vaga. Reunião de negócios e conversa. Recrutamento e seleção de talentos. Empresa contratando funcionário. Ilustração vetorial plana

Participar de uma entrevista com o RH não precisa ser complicado. Na verdade, pode ser bem mais simples do que parece.
Para ser aprovado, é fundamental entender como pensa o recrutador e ajustar suas respostas e comportamento para demonstrar que você é o candidato ideal para a vaga.

Conte uma história envolvente!

Seu histórico profissional, por si só, não é suficiente. Se fosse, não haveria a necessidade de uma entrevista.
Quer passar na seleção? Construa uma narrativa!
Identifique quais experiências profissionais são relevantes para a vaga e foque nelas. Não é preciso relatar toda a sua trajetória de vida, a menos que tenha impacto direto na sua carreira.

E treine essa narrativa várias e várias vezes, até sair de forma muito natural para você. Peça para amigos e familiares te darem feedback!

Sobre trajetória de vida, uma pergunta comum que gera muitas dúvidas é: “Fale sobre você.”
Aqui vai a dica: tenha clareza sobre sua área de atuação, tempo de experiência, setor em que trabalha e o tamanho da empresa.
Em seguida, destaque suas competências e resultados que estejam alinhados aos requisitos da vaga.
Evite perder tempo falando sobre formações ou idiomas que já estão no currículo, pois o recrutador já tem essa informação.

Outra pergunta que costuma deixar candidatos apreensivos é: “Quais são seus pontos fortes e pontos a aprimorar?” (E essa é batata, está em todas as entrevistas!)
Mas é simples. Para responder adequadamente, analise as competências (técnicas e comportamentais) exigidas pela vaga e relacione com as suas próprias. Essas serão seus pontos fortes.
Para o ponto fraco, escolha uma habilidade técnica que não seja essencial para o cargo. Por exemplo, se o cargo não exige inglês avançado e você não domina o idioma, diga que esse é seu ponto fraco e não corra o risco de dar um tiro no seu próprio pé (já peguei muita gente que usava como ponto fraco algo muito importante para a vaga e, assim, minando toda e qualquer chance que poderia ter. Não é mentir, é trabalhar sua resposta!)

“Qual sua pretensão salarial?”
Aqui, o recrutador observa dois fatores:
1º – Se você está antenado e tem conhecimento sobre a média salarial do mercado.
2º – A confiança com que você responde.
Ao responder, inicie mencionando a média salarial do cargo em questão e responda sem demonstrar insegurança. Sua postura conta muito! Não deixe o nervosismo transparecer.

“Quais são seus maiores resultados?” (Essa vai aparecer principalmente se no seu currículo seus resultados não estiverem claros, então, se quiser evitar a pergunta, prepare bem esse currículo!)
Responder a essa pergunta de forma convincente pode colocá-lo à frente de outros candidatos.
Primeiro, identifique seus resultados profissionais, tanto tangíveis quanto intangíveis, e escolha os mais relevantes para a vaga.
Ao apresentá-los, conte-os de forma envolvente, contextualizando-os e destacando seu papel como protagonista.

“Por que você quer sair da empresa atual?”
Use essa pergunta para mostrar seus objetivos, e nunca para reclamar do emprego atual.
Por pior que seja sua situação atual, nunca fale mal da empresa ou do seu gestor.
Em vez disso, explique o que você procura profissionalmente e como isso se alinha com a vaga, como crescer na carreira, trabalhar mais perto de casa ou aumentar sua remuneração.

Lembre-se: a entrevista é a oportunidade de se vender como profissional, então use esse tempo de forma estratégica!
Mas, não adianta se destacar na entrevista se você não for convidado para participar dos processos seletivos!


Para garantir que você seja notado para a vaga dos seus sonhos, é essencial atrair os recrutadores através do seu LinkedIn, utilizando as palavras-chave corretas.
Um perfil bem preenchido e estratégico faz com que o recrutador veja você como o candidato ideal.
Assim, quando for chamado para a entrevista, você já saberá como responder a cada pergunta e aumentar suas chances de ser aprovado.


Portanto, não descuide do seu LinkedIn – ele é a porta de entrada para seu próximo emprego.
Lembre-se: negligenciar seu perfil na maior rede profissional do mundo é como entregar sua vaga para outro candidato, possivelmente menos qualificado que você.

 

Saiba mais sobre como posso ajudar você!

Aline Gobbi

Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 166 artigos publicados.

Contatos:

→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem

→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *