Se você me acompanha por aqui, sabe que em um outro artigo eu apresentei o SSI (Social Selling Index) do LinkedIn e te ensinei como encontrar o seu: www.linkedin.com/sales/ssi. Depois, apresentei o primeiro componente do escore bruto do SSI e dei algumas estratégias para aumentar esse componente (Estabelecer sua marca profissional).
Hoje, venho te apresentar o segundo componente do SSI, “Localizar as Pessoas Certas” (a barrinha roxa).
Durante as reuniões de consultoria de carreira, geralmente as pessoas apresentam enorme resistência quando eu falo para elas adicionarem pessoas que elas não conhecem à sua rede do LinkedIn. Ficam com receio de não serem aceitas ou com vergonha de pedir a conexão. Acham que não faz sentido tentar adicionar alguém que nunca viram na vida. Mas vou te contar uma coisa: no LinkedIn é justamente isso que faz sentido! Adicionar amigos, pessoas com quem você tem contato fora do mundo da internet, é a estratégia ideal para o Facebook, para o Instagram… mas não para o LinkedIn. O LinkedIn existe como uma rede de relacionamento profissional, portanto, para aproximar pessoas de negócios, serviços, produtos que elas queiram consumir e promover conversas sobre assuntos de negócios. Moral da história: você não precisa conhecer pessoalmente a pessoa do outro lado para conectar-se com ela e começar uma conversa profissional.
Vamos pensar em um Congresso? Quando você participa de um Congresso, você passa a conhecer várias pessoas novas e amplia a sua rede de contatos. E se esse Congresso fosse ampliado para milhões de usuários do LinkedIn que estão lá justamente para aumentar seu repertório e seus contatos? Encare dessa forma, está todo mundo lá para isso, você não vai ser “esquisito” se adicionar alguém que não conhece, pelo contrário, vai fazer o que é esperado que você faça.
E agora que já desmistificamos as conexões, vem a dúvida: quem adicionar? O próprio nome desse pilar já nos diz muita coisa. Pessoas CERTAS. Ou seja, não adianta sair adicionando um monte de gente de forma aleatória, sem critério. Para definir quem adicionar você precisa estabelecer certos critérios e segui-los.
Uma dica com relação à quais pessoas adicionar, e que pode fazer com que o seu indicador cresça mais rápido, é focar em pessoas que tenham nível hierárquico igual ou maior que o seu. Isso comunica para o LinkedIn que você realmente entendeu tudo e está adicionando pessoas com maior autoridade, que terão mais possibilidades de te ajudar e, portanto, são as pessoas certas.
Na consultoria de carreira, um dos primeiros passos é listar as empresas em que a pessoa gostaria de trabalhar. Utilize critérios objetivos e liste algumas empresas dos seus sonhos, onde você se sentiria muito realizado em trabalhar. Essa lista já é o primeiro passo para você saber quem são as pessoas certas para você adicionar no seu LinkedIn. As pessoas certas são as pessoas que trabalham dentro dessas empresas que estão na sua lista, em especial no departamento em que você tem afinidade e interesse de trabalhar e também do departamento de RH.
Aproveite o campo de busca (aquele “Pesquisar” que fica no canto superior esquerdo da sua página do LinkedIn), e procure por pessoas dessas empresas para comporem sua rede. Busque também pessoas que já trabalharam com você em empregos anteriores, ou que trabalham com você atualmente, que estudaram com você…, elas fazem parte da sua rede de relacionamento.
Uma dica é que o próprio LinkedIn te dá sugestões de pessoas que você pode adicionar com base nas empresas em que você trabalhou, cidade onde mora, Universidade que cursou e etc. Nessas sugestões, você pode encontrar pessoas interessantes para se conectar. (Para encontrar essas sugestões, basta você clicar em “Minha rede” na barra superior da sua página do LinkedIn. Quando entrar nessa página, estarão apresentadas todas as pessoas que pediram conexão para você e, logo abaixo, as sugestões.)
Uma outra dica é verificar quem tem entrado no seu perfil e adicionar essa pessoa, se estiver dentro dos seus critérios, afinal, se ela entrou no seu perfil, ela demonstrou algum interesse em você, então, por que não aprofundar esse relacionamento? (Para encontrar quem tem visualizado seu perfil, clique em “Análise e ferramentas” na lateral esquerda da página e depois em “Visualizações do perfil”.)
Entretanto, existem alguns cuidados que você deve ter nesse momento de adicionar novas pessoas:
- Não enviar mais de 100 convites por semana. Isso pode fazer o seu perfil ser bloqueado e você ficar um tempo sem poder adicionar pessoas. Minha sugestão é você começar enviando 5 convites por dia. Depois que estiver com facilidade, vai aumentando para 10 e só chegue nos 20 convites enviados por dia, quando estiver muito bem e nunca passe disso.
- Gerenciar os convites de conexão que você envia e não deixar que eles fiquem parados por mais de 7 dias. Se os convites que você enviar ficarem pendentes por mais de 7 dias, o LinkedIn pode entender que seu perfil não é interessante e que, por isso, essa pessoa não quer se conectar com você (ela pode simplesmente não ter visto seu convite ainda, não se desespere! Nem todo mundo entra todo dia no LinkedIn.) Então, para evitar que isso acabe derrubando seu indicador, é legal você remover a solicitação de conexão e fazer uma nova depois de uns dias (Para ver há quanto tempo suas solicitações estão paradas, clique em “Minha rede” na barra superior da página, depois clique em “Visualizar todos” na área dos convites e depois clique em “Enviados”. Lá você tem a opção de retirar as solicitações também.)
Mãos à obra?
Saiba mais sobre como posso ajudar você!
Aline Gobbi
Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | Ajudo Empresas a posicionarem seus Executivos de forma estratégica e maximizar seus resultados | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 177 artigos publicados.
Contatos:
→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem
→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/