Se você me acompanha por aqui, sabe que tenho falado bastante sobre o SSI (Social Selling Index) do LinkedIn e te ensinei como encontrar o seu: www.linkedin.com/sales/ssi. Depois, apresentei os dois primeiros componentes do escore bruto do SSI e dei algumas estratégias para aumentá-los (“Estabelecer sua marca profissional” e “Localizar as Pessoas Certas”).
Hoje, venho te apresentar o terceiro componente do SSI, “Interagir Oferecendo Insights” (a barrinha verde).
O LinkedIn, enquanto rede social voltada ao networking profissional, quer que todos nós que aqui estamos possamos interagir e contribuir uns com os outros. Alguém que está no LinkedIn “a passeio”, ou seja, sem esse intuito, vai ter uma nota muito baixa e não será favorecido pela ferramenta (em uma busca por candidatos, por exemplo, a pessoa que pouco ou nada interage será uma das últimas a aparecer nos resultados.)
Eu já falei nos artigos anteriores, da necessidade de nos expormos e de fazermos publicações que sejam relevantes para a nossa rede, seja por meio do compartilhamento de algo que você saiba fazer, ou de um outro artigo que faça sentido para você e etc. O mote central é que possamos ajudar a nossa rede com o que tivermos de relevante para oferecer.
O melhor dos mundos é você conseguir publicar conteúdos de sua própria autoria, mas sei que a maioria das pessoas tem muita resistência em fazer isso, então, comece aos poucos, devagar, interagindo na publicação das outras pessoas. Mas não adianta interagir somente com os emojis (lembre-se do próprio nome desse componente “Interagir oferecendo insights”), é preciso interagir com comentários relevantes. Você sabia que, para o LinkedIn, comentários com mais de 4 linhas são considerados comentários relevantes? Então, capriche no comentário e tente fazê-lo com pelo menos 4 linhas! Uma outra estratégia legal é interagir com os comentários das outras pessoas (também na lógica das 4 linhas).
Se optar por dar uma chance ao seu lado criativo e fazer uma publicação de sua autoria, em hipótese alguma faça isso falando mal de empresas, de processos seletivos ou de pessoas (acreditem: vejo isso de monte por aqui). Também evite publicações polêmicas, elas podem até gerar engajamento, mas também podem contar pontos contra você com pessoas que tenham uma opinião completamente diferente da sua.
Pedir caridade também, NO WAY! Aqueles posts de “estou procurando emprego, interaja nessa publicação para me dar visibilidade” são péssimos para a sua marca profissional.
A ideia é fazer boas produções e, se for colocar algum link direcionando para outra matéria, dê preferência para o que estiver dentro do próprio LinkedIn, para não correr o risco de ele derrubar sua publicação (a lógica é a seguinte: como toda rede social, o LinkedIn quer que as pessoas fiquem navegando dentro dele por mais tempo possível. Se você coloca um link direcionando para um site fora do LinkedIn, você está gerando uma concorrência para ele e pode correr o risco de ele “flopar” sua publicação.)
Outra coisa ainda sobre links é que, se for fazer isso, não simplesmente compartilhe o link sem dizer nada, mas dê sua opinião e convide as pessoas a também darem a opinião delas, o famoso “call to action”.
É preciso ter coragem!
A primeira vez que eu fui escrever algo aqui, morri de vergonha, medo de julgamentos e da exposição, mas, pouco a pouco, a gente vai ficando mais confiante, vai vendo que o que a gente escreve reverbera em outras pessoas de forma positiva, ajuda outras pessoas, e esse é o grande objetivo disso tudo aqui.
Saiba mais sobre como posso ajudar você!
Aline Gobbi
Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | Ajudo Empresas a posicionarem seus Executivos de forma estratégica e maximizar seus resultados | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 179 artigos publicados.
Contatos:
→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem
→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/