Texto "Carreira" em cubos de madeira com escada em fundo azul. Conceito de negócios.

Existem pessoas que não fazem planejamento de carreira, não fazem faculdade e mesmo assim têm sucesso na vida. Mas, será que elas são a maioria?

Você já parou para pensar sobre a importância do planejamento de carreira? Recentemente eu vi alguém falando que não fez planejamento de carreira e que isso não fez falta para ele, pois, no caso dele, ele fez sucesso, escreveu livros e etc.

Então, imagine que você gostaria de fazer uma viagem ao exterior, para algum país que você eventualmente gostaria de conhecer. Você pegaria suas malas e iria para o aeroporto sem definir antes o destino, comprar passagens, reservar hotel e pensar nos possíveis passeios que faria no destino?

Você até poderia ser mais arriscado, como eu sou, e não planejar tanto as coisas, deixar a viagem acontecer conforme vai acontecendo, mas um mínimo de planejamento você faria, pelo menos saber a data de ida, de volta e aonde vai você garantiria, certo?

Mas, quando se trata de carreira, é assim que a maioria dos brasileiros vai para o mercado de trabalho: sem um planejamento mínimo.

Segundo os mesmos dados do senso da educação superior no Brasil que eu trouxe no meu artigo de ontem, pouco mais de 18% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados em um curso superior. Isso quer dizer que quase 82% dos jovens estão fora das Universidades. Este é um dado que pode mostrar o desperdício de talentos, pois uma coisa é um jovem brilhante que aprende tudo de computação estudando sozinho em casa, ou um empreendedor que com poucos anos de estudo monta seu próprio negócio e tem sucesso, mas será que podemos generalizar?

Você pode usar o argumento de que o Bill Gates abandonou a faculdade, ou que o Steve Jobs e o Mark Zuckerberg não tinham curso superior, e por isso não é necessário que você faça faculdade, mas será que eles são comparativos, será que eles não são ponto fora da curva? Pois pense, se somente 18% dos jovens está na faculdade, quantos jovens com potencial para serem profissionais de destaque, deixarão de sê-lo?

Muitos jovens acabam sendo fisgados pelas ondas que prometem sucesso e fortuna, em um período muito rápido. Você foi uma das pessoas que fez curso de Coaching porque apareceu alguém com personalidade magnética te dizendo que qualquer pessoa pode ser Coach? Ou você foi para o mercado de bolsa de valores porque alguma pessoa autoridade no assunto te disse que era possível abandonar a faculdade, trabalhar home office e ficar milionário da noite para o dia? Ou, ainda, que não é preciso fazer faculdade para ser um profissional do marketing digital, que é a última onda que surgiu?

Voltando ao senso da educação e considerando que apenas 18% dos jovens está na faculdade, é preciso olhar para as pessoas de sucesso e ver o caminho que elas trilharam. Qual será o percentual maior de pessoas que se deram bem profissionalmente: as que deixaram ao acaso, ou as que se planejaram?

O que estou propondo é estruturar a sua vida profissional a partir de alguns elementos. Por exemplo, aproveitar os seus talentos naturais para trabalhar em algo que lhe traga satisfação e uma chance maior de sucesso profissional. Pois aquelas pessoas que tiveram sucesso mesmo sem um mínimo de planejamento que seja, têm algo de diferente, algo fora da curva. Possivelmente são pessoas que automaticamente conseguem pensar de forma estruturada, então, para elas, fazer o planejamento é algo natural, não é algo de caso pensado. Mas é assim que acontece com você? Porque se você fizer parte da maioria das pessoas, se você estruturar uma carreira profissional, fizer planejamento, estudar na faculdade e se especializar de uma forma que atenda o seu plano de carreira, o mínimo que seja, suas chances de sucesso serão maiores.

Para finalizar, imagine o Lionel Messi, que joga em uma posição onde ele explora o melhor do seu talento natural que ele transformou em uma competência gigantesca e de destaque, que o faz poder atuar em um alto nível. Imagine que ele atue em uma outra posição. Ele continuaria sendo jogador de futebol, mas a performance dele seria tão boa como é atualmente? Ele iria aproveitar o melhor do potencial dele?

E você? Qual o nível de planejamento que você faz da sua vida e da sua carreira profissional?

 

Saiba mais sobre como posso ajudar você!

Aline Gobbi

Ajudo Executivos a construírem sua marca no mercado de trabalho | Ajudo Empresas a posicionarem seus Executivos de forma estratégica e maximizar seus resultados | +15 anos como líder de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais, Executive Search, Psicóloga | +34k seguidores | 182 artigos publicados.

Contatos:

→ Siga-me no LinkedIn https://www.linkedin.com/in/alinegobbi/ e clique no 🔔 no topo da minha página de perfil para nunca perder uma postagem

→ Siga-me no Instagram www.instagram.com/fala.comorh/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *